Pinheiro & Renck Advogados Associados

Você já requereu algum benefício previdenciário?

Se já, aposto que surgiu a dúvida a respeito de qual documentação você deveria apresentar. Se nunca requereu, saiba que esta é uma dúvida muito comum.

Em primeiro lugar, tenha em mente que ter uma documentação organizada pode te auxiliar muito no processo para a obtenção de qualquer benefício previdenciário. E, para a tão sonhada aposentadoria, não é diferente.

Hoje, vou te dar algumas dicas a respeito dos documentos para pedir a aposentadoria urbana. A primeira – e é dica de ouro:: tenha uma pastinha só para sua documentação relacionada à aposentadoria.

Quanto a quais documentos apresentar, os três documentos abaixo são essenciais. mas não significa que sejam os únicos usados para instruir o seu requerimento de aposentadoria. Então guarde, com muito cuidado, todos os documentos relacionados aos seus vínculos de emprego, recolhimentos e relações de trabalho.

Vamos aos três documentos principais:

– Carteira de trabalho: a carteira vai comprovar todos os seus vínculos trabalhistas e caso você tenha mais de uma, apresente todas as que você tiver.
– Carnês de contribuição: serve para todos os segurados que contribuíram sem vínculo empregatício por algum período;
– Extrato do CNIS: é o documento que tem o registro dos vínculos trabalhistas e contribuições. Você pode consultá-lo e obtê-lo junto ao site do Meu INSS. É interessante que você faça uma consulta periódica para verificar se todos os seus vínculos foram registrados pelo meu INSS, assim como as contribuições feitas.

Gostou das informações?