Pinheiro & Renck Advogados Associados

🤖 O INSS está inovando para agilizar a concessão de benefícios! O uso de robôs de inteligência artificial para análise automática de benefícios aumentou de 17% para 23%, permitindo que uma aposentadoria possa ser negada em até seis minutos. A meta é chegar a 50% de automação de serviços até 2026.

💼 Na última semana, um advogado e um frentista solicitaram aposentadoria por tempo de contribuição às 9h58 e receberam a negativa às 10h04. Esses casos foram relatados pela Folha de S. Paulo nesta segunda-feira (31). Segundo o INSS, o caso do frentista teve uma negativa devido a um erro do segurado: “O pedido foi negado pois o segurado, ao preencher a solicitação do benefício, indicou que não possuía tempo especial”.

📄 Desde 2022, mesmo que o requerimento não esteja acompanhado de documentos ou mesmo que não seja inicialmente elegível ao benefício, o INSS irá analisar o pedido.

🤖 A utilização de robôs é uma medida adotada pelo INSS para reduzir a fila de espera para concessão de benefícios, que atualmente abrange quase 1,8 milhão de pessoas. Com essa inovação, três em cada dez processos são concedidos automaticamente pelo sistema.